Café da Manhã: Panquecas da Vó Lena

Comer panquecas é sempre tudo de bom, de manhã é o jeito mais gostoso de começar o dia e a noite a forma mais saborosa e reconfortante de concluí-lo.

Basta manteiga e maple syrup para ficar divino!

A origem desta delicia é a Lena. Miguel desde pequeno comia na casa da avó e esta é uma das primeiras receitas que ele aprendeu a fazer e hoje já sabe de cor!
Estas panquecas tem um gosto especial para mim, primeiro, porque sempre é o Miguel que faz, e segundo, porque é uma delicia assistir ele com um sorriso no rosto virar uma a uma. É sempre gostoso fazer panquecas, todos chegam perto para esperá-las.
Espero que também se torne um prazer para vocês as manhãs, tardes e noites cheias de panquecas de dar água na boca e pessoas queridas para apreciá-las!
Panquecas da Vó Lena
Tempo de preparo: 40 minutos
Ingredientes para 3 pessoas. De 10-12 panquecas (depende do tamanho)


 

  • 2 xíc. de farinha
  • 2 xíc. de leite
  • 2 ovos
  • 2 pitadas de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de fermento
  • 1/4 de xíc. de manteiga (derreter e deixar esfriar)
A forma mais fácil de fazer é colocar todos os ingredientes no liquidificador. O único que você deve colocar depois de bater é o fermento, que você mistura com uma colher de pau.
É importante deixar descansar por uns 20 minutos.
Enquanto você espera já pode aproveitar para pegar tudo o que for comer com a panqueca. É claro que existem várias formas deliciosas , mas aqui vão algumas idéias:
O clássico que é maravilhoso: manteiga e maple syrup.
A versão mais saudável: morangos/bananas/amoras ou framboesas com iogurte e mel.
O estilo canadense: berries com chantilly.
Para os choco lovers: chocolate meio amargo derretido em banho maria. Depois coloque pedaços de morango e/ou banana por cima.
O preferido: manteiga, framboesa e maple syrup.

Quando chegar a hora de cozinhar as panquecas, deixe a frigideira bem quente, derreta um pouquinho de manteiga nela e despeje a massa com uma concha, faça isto de 1 vez só, não espalhe com a frigideira, deixe que a massa forme sozinha o seu formato.

Para acertar o ponto é importante lembrar que quando a parte de cima da panqueca começar a formar pequenos buraquinhos chegou a hora de virar. Nesta hora o melhor é usar uma espátula. Do outro lado não irá formar os buracos então fique de olho, ela começa a soltar levemente da frigideira.
A primeira panqueca dizem que não se come, a frigideira ainda esta esquentando. Será que você vai resistir?

como diz minha mãe é de comer ajoelhado!
categoria: cdm