O meu primeiro pão!

Na semana passada saí em busca de um bom livro para me ajudar a começar a fazer pães em casa. Me indicaram o livro Beard on Bread do James Beard e simplesmente amei! Apesar de não ter fotos, o que eu considero muito importante, possui excelentes ilustrações.

O próximo passo foi achar qual seria o meu primeiro pão….achei melhor começar por este básico pão integral.

Aqui vai o meu primeiro pão…..

e a neve chegou!!!!!!

Pão Integral

Ingredientes para 1 pão grande ou 2 pequenos:

  • 8g de fermento ativo fresco
  • 1 e meia – 2 xíc. de água morna (aproximadamente 40C)
  • 2 col. de chá de açúcar
  • 1 col. de sopa de sal
  • 3  xíc. de farinha de trigo integral
  • 1 1/4 xíc. de farinha de trigo
  • Aproximadamente 2 col. de sopa de manteiga para untar a tigela e a assadeira.

Modo de fazer:


  1. A primeira coisa a fazer é testar o fermento para checar se ele esta ativo. Coloque as 8 gramas de fermento em 1/2 xíc. de água morna, acrescente o açúcar, mexa bem e reserve. Depois de alguns minutos o processo de fermentação será aparente.
  2. Enquanto isto, escolha uma tigela grande e adicione a farinha de trigo integral e 1 xíc. da farinha de trigo comum. Adicione o sal e mexa bem. Acrescente 3/4 de xícara de água morna e mexa com uma colher de pão ou com as mãos. Adicione a mistura de fermento e continue a mexer até formar uma massa homegênea (se precisar acrescente um pouquinho mais de água).
  3. Transfira a massa para uma tábua polvilhada com farinha e comece a sovar com as mãos até que a massa se torne elástica ( se necessário acrescente mais farinha). Este processo vai levar entre 5 e 10 minutos. Para saber se a massa esta pronta aperta ela com o dedo, se voltar é porque esta pronta.
  4. Deixe ela descansar durantes uns 10 minutos. Enquanto isso, lave a sua tigela, seque e unte. Coloque a bola de massa na tigela e role-a na manteiga. Cubra a tigela com um pano e deixe fermentar por cerca de 1 hora e meia, pode demorar um pouco menos ou até 2 horas. A massa só estará pronta quando dobrar de tamanho.
  5. Unte 2 assadeiras ou 2 formas de pão. Eu usei o que tenho; 1 assadeira e 1 forma de pão.
  6. Transfira a massa para uma tábua polvilhada com farinha e sove por aproximadamente 3 minutos. Forme 2 bolas achatas ou molde no formato da forma de pão. Deixe descansar por 5 minutos.
  7. Coloque nas assadeiras/formas untadas e cubra com filme plástico. Esta é o segundo processo de fermentação, deve levar aproximadamente 1 hora. Pré-aqueça o forno a 200C.
  8. Antes de levar o pão ao forno passe um pouco de água fria por cimadele e com uma faca afiada faça 3 cortesdiagonais. Leve ao forno por aproximadamente 35 minutos. Talvez demore um pouco mais. Para testar se esta pronto bata no topo do pão com os dedos, da mesma maneira que você bate na porta, se estiver oco é porque esta pronto.
  9. Quando estiver pronto tire do forno e deixe esfriar por no mínimo 2 horas.
  10. Quando estiver completamente frio, guarde-o em um saco plástico embrulhado com um pano húmido e coma em 4-5 dias. Para congelar, embrulhe-o  com filme plástico e um saco plástico por cima. Consuma em 1 mês. Para reaquecê-lo, tire do freezer, cubra com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.

categoria:cdm  pxs

Anúncios