Pizza Night

Pronto! Esta é a minha primeira pizza!
Como sempre que vou cozinhar algo pela primeira vez, me senti extremamente ansiosa durante o processo, mas quando ficou pronto, e olhei para todas aquelas pessoas queridas saboreando o alimento que eu mesma preparei, é o meu momento favorito. É um prazer enorme ver que todos gostaram, que consegui uma massa crocante e ótima para comer com as mãos! E se as vezes não ficar tão bom assim, relaxe e peça uma pizza. Faz parte do processo de aprendizado, certo?
Ontem assisti um filme que falava sobre como estamos habituados a ir ao supermercado comprar pão ou a sair de casa para comer pizza. É tudo uma questão de hábito e porque não mudar um pouco? Pode ser divertido aprender e participar da produção do alimento que consumimos.
Aprendi esta receita com o meu amigo francês Damien Delaye. Conheci o Damien em agosto de 2010 e ele rapidamente se tornou muito querido. Que bom humor e que dom de cozinhar que ele tem. Agora toda vez que for fazer pizza vou lembrar do dia que aprendi esta receita; uma deliciosa noite de pizza, amigos, muito vinho e risadas para acompanhar!
Alguém anima se aventurar em uma noite de pizza?
La Pizza de Damien

Ingredientes para a massa (2 pizzas médias)

  • 300g de farinha de trigo tipo 00
  • 3 col. de sopa de azeite
  • 8g de fermento ativo seco instantâneo
  • 1 col. de chá de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • água morna

Ingredientes para o molho de tomate

  • 3 xíc. de tomate italiano em lata ou 10 tomates maduros e firmes
  • 2 col. de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • sal e pimenta-do-reíno

Cobertura 

Você pode escolher o que tiver com vontade. Eu usei queijo mussarela, cogumelos, salame e manjericão.

Modo de fazer:

  1. Primeiro a massa: Em uma tigela grande coloque o fermento, a colher de chá de açúcar e por último adicione 50 ml de água morna. Reserve por aproximadamente 10 minutos.
  2. Adicione a farinha, o azeite e a pitada de sal. Misture com as mãos e adicione água até formar uma massa homogênea, compacta e não muito grudenta. Trabalhe a massa com as mãos como se estivesse sovando pão. Se você colocar água demais é só colocar um pouco mais de farinha para equilibrar. Forme uma bola, cubra a tigela com filme plástico ou um pano de prato e deixe a massa descansar por 30 minutos.
  3. Agora vamos ao molho; Se você for usar tomate fresco coloque uma panela com água para ferver. Com uma faca faça um X na parte de baixo de cada tomate. Mergulhe os tomates 1 a 1 na água fervente e depois mergulhe em água gelada para tirar a casca mais facilmente. Tire as sementes também.
  4. Se for usar o tomate italiano em lata já passe para esta estapa; Descasque 2 alhos, corte ao meio e tire o fio verde de dentro. Coloque 2 col. de sopa de azeite em uma panela grande em fogo médio, deixe aquecer e adicione o alho e a folha de louro. Deixe por aproximadamente 5 minutos para pegar sabor e adicione os tomates. Com a panela semi-tampada deixa cozinhar por 15 minutos depois tire a tampa e cozinhe até perder toda a água. Vá desfazendo os tomates com uma colher de pau. Acerte o sal e a pimenta.
  5. Enquanto o molho cozinha aproveite para preparar e separar os ingredientes do recheio. Eu ralei queijo mussarela, cortei cogumelos em fatias finas, peguei o salame fatiado (bem fininho) que comprei de manhã e lavei folhas de manjericão.
  6. Quando a massa estiver pronta. Pré-aqueça o forno a130ºC. Coloque a massa em uma tábua de madeira grande polvilhada com farinha, corte a massa ao meio, volte uma das partes para tigela. Com um rolo de madeira abra a massa, tente deixá-la o mais próximo possível do formato da sua assadeira. Gosto de deixar bem fininha. Eu não me preocupei em ficar bonita mas se você quiser com uma faca acerte os lados, cortando o excesso de massa.
  7. Transfira a massa para uma assadeira (untada com um pouco de azeite). Agora é só dispor o recheio. Comece pelo molho de tomates, depois o salame, os cogumelos, o queijo mussarela e um fio de azeite por cima. Confesso que não sei as quantidades, é só fazer no olho mesmo, e você pode escolher se gosta com mais ou menos recheio. Segundo o meu amigo Damien com menos recheio fica mais gostoso.
  8. Leve ao forno por aproximadamente 10-15 minutos. Fiquem de olho porque estou chutando o tempo, esqueci de cronometrar.
  9. Enquanto a primeira pizza esta no forno repita o mesmo processo com a outra metade da massa.
  10. Sirva com as folhas de manjericão por cima.

categoria:pxs