Torta de Ganache de Chocolate

Aqui estamos nós, último dia de 2013.

Ainda não sei o que esperar de 2014, tenho alguns planos e um deles é dar mais atenção para o blog.

Este ano foi corrido, apesar de ter cozinhado bastante, confesso que meu marido cozinhou muito mais do que eu, muitos dias eu chegava em casa cansada e  só dava a ideia do que ele poderia preparar para nós. Sorte a minha que ele adora colocar as mãos na massa!

Agora no final do ano, os projetos em que estou trabalhando acalmaram, e pude voltar para as panelas. Fiquei impressionada com o enorme prazer que senti em voltar a pensar nas receitas para compartilhar aqui, cozinhar, escrever e tirar fotos.

Agradeço a todos que passam por aqui! Desejo a vocês um ano novo de muitas alegrias, saúde, amor, paz, risadas, comidas deliciosas e tudo mais que você desejar!

Sobre a receita, estava procurando uma torta de chocolate, encontrei esta da Martha Stewart, super fácil de fazer e fica divina! Fez sucesso no jantar de despedida da minha família gringa, que foi embora para os EUA hoje, todos amaram!

Imagem

Torta2.jpg123113

Torta de Ganache de Chocolate

Ingredientes

  • 3 col. de sopa de amêndoas sem casca picadas
  • 6 col. de sopa de açúcar
  • 1 1/4 xícaras de farinha de trigo
  • 2 col. de chá de raspas de casca de laranja (opcional)
  • 1/4 col. de chá de sal
  • 120g de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubos
  • 340 gramas de chocolate meio amargo cortado em pedaços pequenos
  • 1 1/4 xícaras de creme de leite fresco (se você não tiver, pode usar o de caixinha, vai dar certo)
  • 1 col. de chá de estrato de baunilha

Modo de fazer

  1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Comece a fazer a massa, em um processador de alimentos, misture as amêndoas até formar uma farinha fina. Adicione o açúcar, farinha de trigo, raspas de laranja e o sal e misture novamente. Adicione a manteiga e misture até obter uma farofa, só não deve ter pedaços grandes de manteiga. Transfira a massa para uma forma refratária (22-23 cm de diâmetro) e espalhe com as mãos.
  2. Asse até dourar um pouco e ficar firme, leva aproximadamente 20-25 minutos. Transfira para uma grade para esfriar, deve esfriar completamente antes de você colocar a ganache de chocolate (aproximadamente 1 hora).
  3. Comece a fazer a ganache um pouco antes da massa esfriar completamente. Coloque o chocolate em uma tigela grande. Em uma panela, esquente o creme de leite até começar a ferver, mexa sempre. Coloque o creme quente na tigela com o chocolate picado e mexa até obter uma textura lisa e cremosa, adiciona a baunilha e mexa.
  4. Despeje a mistura de chocolate na torta. Leve a geladeira por uma hora. Se quiser, pode enfeitar a torta com lascas de chocolate e framboesas, e/ou servir acompanhada de creme chantili.

Torta4.jpg123113 copy

Anúncios