Risoto integral de couve-flor, brócolis, cogumelo e páprica

No inicio deste ano, decidi que vou fazer mais receitas da minha coleção de livros, não sei quantos tenho, mas é uma quantidade que pode ser considerada um exagero. Para mim é uma paixão, eu amo livros de receita, acho que é porque sou “novidadeira”. Gosto de preparar receitas novas, usar ingredientes que não costumo usar, para mim é divertido chegar em casa e preparar algo pela primeira vez, meus olhos brilham.

Na semana passada, tinha planejado fazer uma receita de frango com molho apimentado, do livro Quando Katie Cozinha. Cheguei em casa e meu marido não tinha visto minha mensagem, pedindo para ele descongelar o frango.

Acho que porque estava muito animada, e a TPM não ajudou, fiquei arrasada. E ele sem entender como uma pessoa pode ficar triste por conta de um frango. Para ele, era muito simples, não da para fazer hoje, faremos amanhã. Para mim, a situação já era outra, eu queria muito fazer naquele instante, já estava imaginando o sabor, já conseguia visualizar o prato pronto e, de repente, ia passar para outro dia, que naquele momento parecia algo muito longe.

Demorei uma meia hora para me conformar, agradeci o marido pela paciência, e me animei em busca de uma outra receita. Encontrei esta que vou compartilhar com vocês, eu já tinha todos os ingredientes e seria uma noite de alimentação saudável!

A receita é do livro da Tatiana Cardoso, do restaurante Moinho de Pedra, para quem não conhece, é um vegetariano simplesmente DIVINO, que fica na Chácara Santo Antônio, zona sul de São Paulo. Vale super a pena, amo o iogurte com frutas vermelhas e a moqueca vegetariana, o suco Tailândia também é imperdível.

Imagem

 

Risoto de couve flor, brócolis, cogumelo e páprica (Receita da Chef Tatiana Cardoso)

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 1 xíc. de arroz cateto integral lavado(melhores marcas são Volkmann e Mãe Terra)
  • ¼ de xíc. de cebola picada
  • 3 xícaras de caldo de legumes
  • 3 col. de sopa de azeite extravirgem
  • ¼ de xíc. de alho-poró em rodelas finas
  • ¼ de xíc. de pimentão vermelho em cubinhos
  • ½ xícara de couve-flor cortada em pequenos floretes
  • ½ xícara de brócolis cortado em pequenos floretes
  • 1 xíc. de cogumelos paris cortados ao meio
  • ¼ de colher de chá de páprica picante
  • 1 col. de chá de sal
  • 1 mão cheia de salsinha picada

Modo de fazer:

  1. Leve em uma panela de pressão, 1 colher de sopa de azeite, a cebola, o arroz integral e ½ colher de chá de sal, para saltear por 2 minutos. Acrescente a água, tampe e deixe ferver por 10 minutos. Retire a pressão e destampe.
  2. Em uma panela, coloque 1 colher de sopa de azeite e salteie o alho-poró por 1 minuto.
  3. Acrescente o pimentão e a couve-flor e salteie por mais 1 minuto. Adicione o brócolis e o cogumelo e cozinhe por mais 1 minuto.
  4. Adicione o arroz, 1 xícara de caldo, a páprica e o restante do sal.
  5. Aumente o fogo e cozinhe por mais 10 minutos, mexendo sempre, até que o caldo evapore e o risoto adquira uma consistência cremosa.
  6. Desligue o fogo, adicione o azeite restante e a salsinha. Sirva imediatamente!
Anúncios