Crepes de Morango com Nutella

Sou a favor de ter uma vida equilibrada, comer bem, dormir 8 horas por dia, fazer exercício, alongar, mas acredito que esta filosofia também inclui fazer coisas que não necessariamente fazem bem para o corpo, mas fazem bem para a alma. Eu tenho uma paixão por chocolate que é inacreditável, como todos os dias, é o meu deslize diário, que é essencial para que eu me sinta em equilíbrio.

Quando morava em Vancouver, Canadá, muitas vezes saia da aula de yoga e ia comer crepes. Sei que yoga e crepe podem não combinar muito, mas era irresistível. Tinha um restaurante a uma quadra da escola de yoga, que tinha uma janela que dava para rua, onde eles vendiam para quem quisesse comprar “to go” (para levar), era uma delicia.

Agora de volta ao Brasil, aprendi a receita desta massa de crepe com um amigo querido, que tem descendência francesa, é uma receita de família, que ele sabe de cabeça de tantas vezes que fez.

É muito mais fácil fazer crepes do que eu imaginava, você não precisa de nenhuma frigideira ou utensílio especial. Achei que ia fazer esta primeira vez só para testar, e depois fazer de novo para compartilhar a receita com vocês, mas ficou tão bom que não resisti, precisei colocar aqui o mais rápido possível.

Eu fiz o crepe com nutella e morango, mas você pode colocar banana, kiwi, ou pode fazer uma versão salgada, o processo de preparo é sempre o mesmo.

Crepe

Crepes de Morango com Nutella (esta receita faz 6 crepes)

Ingredientes:

  • 150 gramas de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite integral
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de manteiga derretida + manteiga para untar a frigideira
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de nutella por crepe
  • 1 caixa de morangos cortados em fatias (vai sobrar morango, você pode usar para decorar o seu crepe, como fiz na foto)
  • Leite condensado a gosto (opcional, eu usei só para decorar o prato)

Modo de fazer:

  1. Em uma tigela grande, adicione a farinha, depois o leite, os ovos e a pitada de sal. Misture com um fouet (batedor de arame) até formar uma massa homogênea, adicione a manteiga derretida e misture mais um pouco, até incorporar a manteiga à massa. Se quiser ganhar tempo, você pode preparar a massa com algumas horas de antecedência, ou até no dia anterior, é só cobrir a tigela com filme plástico e guardar na geladeira. Na hora que desejar fazer os crepes, é só misturar a massa.
  2. Para fazer o seu primeiro crepe, em fogo alto aqueça uma frigideira grande, de preferência de fundo grosso e antiaderente, quando estiver quente, abaixe para fogo médio e unte com um pouco de manteiga, espalhando bem por toda superfície da frigideira, para o crepe não grudar.
  3. Com uma concha, despeje uma pouco de crepe na frigideira, vire a frigideira para espalhar a massa, para ela ficar mais fina. Deixe este lado por 2 minutos, você vai ver que as bordas vão começar a soltar, vire o crepe com a ajuda de uma espátula, imediatamente espalhe a nutella no crepe, cubra metade do crepe com fatias de morango e dobre o crepe ao meio e depois ao meio mais uma vez. E o seu crepe esta pronto! Se quiser, decore com mais morangos e coloque um pouco de leite condensado por cima.
  4. Para fazer o restante dos crepes, repita o processo, sempre untando a frigideira com manteiga antes de despejar mais massa.
Anúncios