Um Apartamento Com Ares de Europa

Este apartamento cheio de charme é o lar da Renata Barbosa de Oliveira. É um verdadeiro achado, localizado em um prédio antigo, de 3 andares, no Jardins.

O ar europeu já começa do lado de fora, na fachada do prédio sem portaria, você aperta o andar e é liberado pelo próprio morador. Como são poucos andares, você logo opta por subir de escada, coisa que não estamos acostumados a fazer aqui no Brasil.

O apartamento era da ex-sócia e grande amiga dela, a Denise Johnson, minha mãe. Era o estúdio do meu padrasto, o artista Gene Johnson.

Renata conta que como o imóvel já tinha passado por uma reforma há pouco tempo, em 3 meses conseguiu fazer uma pequena reforma para deixar o espaço mais adequado para ser uma casa, e não mais um estúdio. Fechou um pouco a cozinha, que antes era totalmente aberta para sala, colocou mais prateleiras, mais armários no quarto, construiu um hall de entrada e criou uma pequena divisão entre as salas de estar e jantar.

As cores também mudaram completamente, como o apartamento tem dimensões grandes, ela pode usar cores fortes sem medo de diminuir o ambiente. A sala tem 3 tons de caqui, escolhidos para deixar o ambiente mais aconchegante. Renata conta que a ajuda da Lita Pinheiro, uma grande amiga e decoradora, foi essencial para a decoração ficar como ela queria.

 

IMG_7941

IMG_7929

IMG_7972

IMG_7965

IMG_7966

 

Inspiração: Queria algo cosmopolita, mas que também contasse a história da minha vida, com objetos que eram meus ou da minha família. Gosto muito da mistura de objetos pessoais com coisas compradas em viagens, é uma mistura que cria história.

Elemento favorito: Adoro a estante e o quadro do Gene (pintura em moldura branca – primeira foto), que é sempre super elogiado. Também gosto muito da foto com frases que fica na sala de jantar.

Desafio que encontrou ao mudar para este apartamento: Eu morava em um prédio com muitos serviços, com porteiro, então no começo estranhei um pouco. Parecia que eu estava viajando, hospedada em um apartamento em Paris ou Londres. Aqui eu chego e não tem ninguém para ajudar a carregar as compras, mas me acostumei. Por outro lado, ninguém sabe da minha vida. Também foi um processo acostumar com os barulhos, o prédio tem um vão no centro, acabei optando por colocar janelas anti ruído no quarto para resolver o problema.

O que os amigos falam ao entrar: Sempre comentam que o predinho dá a sensação de estar em outro país, e adoram o apartamento.

 

IMG_7984

 

DYI favorito: Eu que decorei a estante, é um trabalho em andamento. Vivo mudando objetos de lugar, adicionando itens novos. Ainda quero colocar mais livros nela.

Melhor dica para decorar: Acho que o principal é ser cuidadoso com as proporções. Os móveis tem que ser de um tamanho que faça sentido para aquele espaço. Acredito que é isto que faz a decoração dar certo, e o gosto é o de cada um.

 

IMG_7958

IMG_8008 (1)

IMG_7983

IMG_7978

IMG_7960 (2)

IMG_7997

IMG_7998

IMG_7999

 

  • Colar mesa de centro sala: Comprado na África
  • Banquinhos sala: Eram da casa da mãe da Renata. Reformados com um tecido que ela trouxe da Ásia
  • Tapetes de Kilim: By Kamy
  • Abajures sala: São de Londres, do designer Andrew Martin
  • Cômoda de ferro sala de jantar: Importada da Holanda
  • Mesa e cadeiras pretas sala de jantar: Entreposto
  • Espreguiçadeira: Juliana Benfatti
  • 3 fotos sala (ao lado da estante): Compradas no Instituto Moreira Salles
  • Porta colares quarto: ,Ovo

 

IMG_7995

IMG_7993

IMG_7988

IMG_7992

IMG_7985

 

Renata, super obrigada por nos deixar entrar na sua casa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s