Comidinhas do Martin

O Martin está com 8 meses e agora se tornou um verdadeiro comilão. Ele canta de tão animado que fica na hora de comer, reclama se demoro muito entre uma colherada e outra e acaba se sujando inteiro porque quer colocar as mãos na comida.

Quando começamos com a introdução alimentar, confesso que fiquei tensa. O que eu iria dar para o meu bebê comer? O pediatra nos ajudou com a base da introdução alimentar, mas como fazer uma comida gostosa para o Martin?

Eu estou sempre testando diferentes combinações de sabores, algumas fazem sucesso, outras não tanto. Aos poucos estamos introduzindo novos alimentos, tentando variar para ele experimentar novos sabores.

Umas das comidas favoritas do Martin é mingau, desde o início ele adorou e este tem sido o jantar dele. O que foi ótimo já que é fácil de fazer. Eu comecei preparando só com água + cereal (farinha de aveia, de arroz, de milho, de trigo, de cevada, de quinoa ou de centeio). Fazia com 1 colher de sopa de farinha para 1 xícara de água, e deixava cozinhar por 40 minutos, porque quando você cozinha o grão por um tempo longo ele fica mais fácil de ser digerido e solta açúcar, o que deixa o mingau mais saboroso.

Agora que o Martin está um pouco mais velho, adiciono frutas ou legumes para variar um pouco o sabor, coloco mais farinha e deixo cozinhar por um tempo menor, para ser mais prático para o dia a dia. É só ferver 1 xícara de água, adicionar 2 colheres de sopa da farinha escolhida, adicionar a fruta ou legume, mexer bem, diminuir um pouco o fogo e cozinhar por 15-20 minutos.

 

IMG_8140 copy

 

Algumas combinações que fazem sucesso por aqui:

  • Farinha de milho + 1 cenoura pequena ralada + salsinha e azeite no final
  • Farinha de arroz + 1 beterraba pequena ralada +  manjericão e azeite no final
  • Farinha de aveia + 1 maçã pequena ralada ou 1/2 banana nanica amassada + pitada de canela
  • Farinha de aveia + 1/2 pêra ralada + 3 ameixas secas cortadas em pedaços pequenos + pitada de canela + pitada de cravo

Se o pediatra concordar, pode substituir a água por leite (de vaca ou leite vegetal).

E vocês? O que costumam cozinhar para os seus filhos, netos ou sobrinhos? O que eles mais gostam?

2 comentários Adicione o seu

  1. mel150186 disse:

    gostosura

  2. christinacorkett disse:

    Martin está lindo! Ele vai adorar comer de tudo – misture tudo no liquidificador. Mas tente um tipo de fruta/verdura de cada vez pra ter certeza que não há reação alérgica.  Mas recomendo um babador grande plástico com um bolso na frente onde a comida cai. Ele vai usar até os 3 anos. Beijos Christina 

    Sent from my Samsung Galaxy smartphone.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s