Pasta ao molho pesto com vegetais no forno – para crianças e adultos

Esta receita é muito especial para mim, minha sobrinha ama molho pesto, assim como o Martin. Sempre que faço lembro dela falando que queria comer: PESTO PASTA! Fico tão feliz do Martin também gostar, eles moram tão longe um do outro, esta semelhança, apesar de pequena, me faz sentir que eles são próximos de alguma forma.

O molho pesto é uma ótima opção para você fazer uma quantidade grande e congelar uma parte. Vai te salvar no dia em que estiver sem tempo para cozinhar.

Eu decidi incluir o vegetais assados para oferecer uma refeição completa para o Martin, com uma raiz (a cenoura), uma folha / talo (brócolis) e um fruto (o tomate cereja).

O prato é um sucesso, todos da família amam! O

Ingredientes para o pesto: 

  • 2 xícaras de folhas de manjericão
  • Suco de 1/2 limão
  • 1/3 de xícara de castanhas de caju torradas s/ sal (opcional)
  • 1 dente de alho
  • 1/2 xícara de parmesão ralado + parmesão para servir, se quiser
  • 1/2 xícara de azeite extra virgem
  • Sal a gosto

Modo de fazer (Serve entre 4 porções generosas para adultos, ou 6-8 para crianças):

  1. Coloque os ingredientes listados a seguir no processador: manjericão, limão, alho, parmesão, castanhas e sal. Bata um pouco por alguns segundos e adicione o azeite. Bata por mais uns 30 segundos ou até formar um molho homogêneo.
  2. Neste momento eu divido em 2 potes, um vai para o freezer e o outro é servido na hora ou vai para geladeira, onde dura até 5 dias.

*A pasta é só seguir as instruções da embalagem, é legal reservar um pouco da água do cozimento para colocar na pasta junto com o pesto. Eu fiz para o Martin o pratinho da foto, com espaguete integral. Eu corto com as mãos antes de colocar a massa para cozinhar, acho mais fácil. Como ele só tem 1 ano, tem que comer pasta cortada mesmo! Já já ele aprende a enrolar o espaguete!

* Para os vegetais no forno, coloque em uma assadeira grande pedaços de cenoura (grandes, tamanho do seu dedinho)  com um pouco de azeite, sal e páprica, mexa bem e leve ao forno pré-aquecido a 200C por 15 minutos, adicione o brócolis (em floretes pequenos), mexa novamente e asse por mais 10 minutos. Adicione os tomates cereja cortados em 2 ou 3 e deixe no forno por mais 5-10 minutos. Agora é só misturas com a sua pasta ao molho pesto e servir!

 

 

 

 

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s