O pão favorito do Miguel e do Martin

Os homens da casa gostam de pães macios e eu demorei um pouco para elaborar a receita perfeita, que o resultado agradasse eles mas que também fosse um pão denso como eu gosto, e sem ser complicado demais de fazer.

Fiz vários testes até que cheguei a esta receita, que os dois amaram e eu também amei fazer. É necessário sovar a massa 2 vezes, mas tirando estes 2 momentos mão na massa, é super fácil. E eu, particularmente, adoro sovar pão, fico ali concentrada pensando na vida, é uma delícia.

Ingredientes para 2 pães:

  • 1 col de chá de fermento biológico seco para pão
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de farinha de trigo comum + extra para o momento de sovar
  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 1 xícara de leite vegetal (ou água, ou outro leite que você preferir)
  • 1 colher de chá de açúcar mascavo ou mel
  • 1 pitada generosa de sal
  • 3 colheres de sopa de azeite

Modo de fazer:

  1. Em uma tigela pequena, colocar 1/2 xícara de água morna, o fermento, o açúcar e 2 colheres de sopa de farinha de trigo integral. Mistura com as mãos e deixa descansar por 5 minutos. Esta misturinha vai crescer um pouco, o que é ótimo, significa que o seu fermento está bom! Se não crescer / borbulhar, descarte.
  2. Em uma tigela grande, colocar todos os ingredientes secos e mexer bem. Abra um buraco no meio e acrescente a misturinha acima e misture bem, depois o leite e o azeite, e com as mãos misture para formar a massa.
  3. Limpe a bancada da sua pia, espalhe um pouco de farinha e coloque a massa por cima. Reserve a tigela. Sove por 5-10 minutos, empurrando e dobrando a massa sobre ela mesma. Você vai sovar até ela ficar elástica. Esta massa gruda nas mãos, aos poucos vá colocando mais farinha conforme necessário. Tenta não exagerar, só colocar realmente o necessário.
  4. Coloque um pouco de farinha na tigela grande que você deixou reservada, volte o pão para dentro dela, tampe com um pano de prato úmido e deixe crescer por aproximadamente 40 minutos, ou até dobrar de tamanho.
  5. Agora, volte para a bancada, novamente enfarinhada, divida a massa pela metade e sove de novo as 2 metades, uma de cada vez.
  6. Formar o pão e deixar descansar por mais 40 minutos, ou até dobrar de tamanho.
  7. Assar em forno pré-aquecido 200C por 20-25 minutos, ou até dourar. Quando for tirar, bata na parte de baixo do pão, deve estar oca.
  8. Transfira para uma grelha e deixe esfriar antes de servir.

Guarde em um saco plástico fechado. E, se quiser, congele o outro já fatiado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s