Vegetais Assados

Assar vegetais é uma maneira muito fácil e prática de conseguir uma refeição saudável e variada, você pode colocar vegetais diferentes para assar juntos e economizar tempo.

Um dos motivos que eu adoro este método de preparo é que ele dá um sabor adocicado que é divino.

O truque é variar os vegetais, o tempero (especiarias, alho, sálvia, alecrim ou tomilho), o óleo (uso azeite ou óleo de coco), prestar atenção no tempo de preparo de cada vegetal e usar uma assadeira grande para ficarem em uma única camada.

De um modo geral, raízes (batatas, cenoura, nabo, mandioquinha, etc) demoram mais, frutos (abobrinha, berinjela, chuchu, abóbora, etc) são um pouco mais rápidos, assim como talos como brócolis e couve flor. Também é importante besuntar os vegetais com o óleo escolhido, não é para deixar-los boiando em óleo, mas com as mãos você pode ir espalhando por todos, junto com os temperos escolhidos.

Outro ponto importante: Lembre de pré aquecer o forno 220C, precisa estar quente quando você for colocar os vegetais.

Asse por 10 minutos só as raízes, mexa para virá-las e já aproveite para acrescentar os frutos ou talos e deixe por mais 15 minutos. Mexa de novo e deixe por mais 5-15 minutos até os vegetais ficarem dourados, o tempo varia um pouco dependendo dos vegetais que você escolher e do tamanho que você cortar.

Hoje usei 2 raízes (2 tipos de batata doce) e 1 talo (brócolis). Para temperar coloquei azeite, sal, 2 dentes de alho descascados e cortados ao meio e folhas de sálvia.

PS: Quando asso beterrabas, uso um método um pouco diferente, costumo cobrir com papel alumínio e cozinhar assim durante a primeira metade do cozimento, depois tiro.

Os seus vegetais assados podem ser acompanhamento ou parte do prato principal, misturados a grãos cozidos, pasta ou uma bela salada.

Como vocês podem ver na foto, Martin ama e estava louco para comer logo!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s