Crisp de Frutas (sem glúten)

Crisp é uma sobremesa de origem inglesa, feita com uma camada de fruta e uma mistura de farinha, manteiga e aveia por cima. Nesta receita substitui a manteiga por óleo de coco e a farinha comum por farinha de arroz integral. Para a camada de frutas, escolhi usar pêra, maçã e blueberry. Acho a presença das blueberries super importante, elas se desfazem e trazem umidade, além de uma cor linda para o prato. Se quiser, pode usar só maçãs e blueberry ou pêras e blueberry.

É muito fácil de fazer e apesar de definitivamente não ser a sobremesa mais linda do mundo, é perfeita com as suas imperfeições e deixa um cheiro maravilhoso na casa enquanto assa.

Ingredientes para uma travessa pequena (Se quiser fazer em uma travessa grande, pode dobrar a receita):

  • 3 xícaras de frutas picadas (Usei 1 maçã, 1 pêra e completei com as blueberries para ter as 3 xícs. As blueberries inteiras mesmo.)
  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 1/2 xícara de farinha de arroz integral (Pode usar farinha de trigo, se quiser)
  • 1/4 xícara de castanha de caju bem picadinha (pode ser amêndoas)
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1 1/2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1/2 colher de chá de noz moscada ralada na hora
  • 1 pitada de sal

 

Modo de fazer:

  1. Preaqueça o forno a 180C.
  2. Em uma tigela grande, coloque a aveia, a farinha, 1/2 colher de chá de canela, o sal, a noz moscada, a castanha de caju, 1 colher de sopa de mel e o óleo de coco. Misture bem com as mãos e vá apertando a massa para tentar formar alguns pedaços. Cubra com a tampa da tigela ou filme plástico e leve a geladeira por 10 minutos.
  3. Enquanto isso, corte a maçã e a pêra, as duas com casca, e distribua na travessa, junto com as blueberries. Misture 1/2 colher de sopa de mel, 1/2 colher de chá de canela e o suco do limão, com as mãos distribua as frutas de maneira uniforme.
  4. Tire a massa de aveia da geladeira e coloque por cima das frutas. Você quer manter a maior quantidade de pequenos pedaços de massa possível, então só desfaça pedaços muito grandes. A farinha que ainda estiver solta, você pode tentar amassar um pouco para fazer mais bloquinhos de massa e distribuir sobre as frutas sem amassá-las, pode deixar alguns espaços vazios.
  5. Leve ao forno por aproximadamente 35 minutos, ou até dourar.
  6. Sirva com um pouco de iogurte natural de consistência cremosa ou com calda de chocolate meio amargo, também fica divino.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s