Crepe de Trigo Sarraceno (Sem glúten)


Aprendi a fazer crepes com um amigo que é descendente de franceses, uma receita com farinha de trigo, que agora não posso mais comer, mas a base desta versão ainda é a dele.

Resolvi testar o trigo sarraceno porque outro dia fui ao mercado do bairro e conversa vai, conversa vem, fiquei sabendo que na França também fazem crepes com a farinha deste trigo. Que não contém glúten! Fiquei animadíssima para modificar a receita e poder voltar a comer, e deu mesmo super certo!

Com recheios salgados, faz as vezes de sanduíche para um lanche ou jantar rápido. Ainda na frigideira pode ganhar fatias de queijo e um pouco de espinafre bem picadinho ou cogumelos refogados. Fica ótimo com queijo minas padrão, emmenthal, ou mesmo um brie. Para o café da manhã, lanche ou sobremesa; recheie com frutas, queijo cottage, geléia… Pode usar a criatividade!

Crepes de Trigo Sarraceno  (6-10 crepes, depende do tamanho)

Ingredientes:

  • 150 gramas de farinha de trigo sarraceno (ou, para os que podem comer glúten, farinha de trigo comum ou misturada com a integral)
  • 1 xícara de leite integral (ou outro leite vegetal que preferir)
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de manteiga derretida + manteiga para untar a frigideira
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de açúcar mascavo
  • Recheio que quiser

Modo de fazer:

  1. Em uma tigela grande, adicione a farinha de trigo sarraceno, depois o leite, os ovos, a pitada de sal e o açúcar. Misture com um fouet (batedor de arame) até formar uma massa homogênea.
  2. Acrescente a manteiga derretida e misture mais um pouco até incorporar a manteiga à massa. Deixe descansar por 1 hora (fora da geladeira), ou por uma noite na geladeira, e tire assim que acordar no dia seguinte.
  3. Para fazer o seu primeiro crepe, aqueça uma frigideira antiaderente, de fundo grosso, em fogo alto. Quando estiver quente, abaixe para fogo médio e unte com um pouco de manteiga, espalhando bem por toda superfície da frigideira, para o crepe não grudar.
  4. Dê uma boa mexida na massa, e com a ajuda de uma concha despeje um pouco na frigideira. Levante a frigideira e faça um movimento circular de modo a cobrir todo o fundo, para o crepe ficar mais fino. Deixe por aproximadamente 2 minutos, você vai ver que as bordas vão começar a soltar e bolhinhas de ar vão começar a aparecer, vire o crepe com a ajuda de uma espátula. Espalhe o recheio, dobre o crepe ao meio e, se quiser, coloque mais um pouco de recheio e dobre ao meio mais uma vez. E o seu crepe está pronto!
  5. Para fazer o restante dos crepes, repita o processo, sempre untando a frigideira com manteiga antes de despejar mais massa.

2 comentários Adicione o seu

  1. luciano nogueira disse:

    que legal que sarraceno nao tem gluten

    beijos

    >

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s