Sopa de Mandioquinha com Cogumelos

Eu gosto muito desta sopa, fica super cremosa e os cogumelos dão aquela incrementada que faz toda diferença.

Ingredientes para 4 porções:

  • 8 mandioquinhas descascadas e cortadas em pedaços de tamanho médio
  • 1 cebola cortada em pedaços pequenos
  • 1 dente de alho bem picadinho
  • 8 xícaras de chá de caldo de legumes ou água (Se usar água é legal colocar também um ramo de salsinha para cozinhar junto, ramas de cenoura também caem bem, se tiver)
  • 6 colheres de sopa de azeite
  • 200g de cogumelos shitake cortados em pedaços pequenos (limpe os cogumelos com um pano ou escovinha, nada de água neles)
  • 1/4 de xícara de chá de vinho branco seco
  • 1 folha de louro
  • Sal a a gosto

Modo de preparo:

  1. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, adicione 4 colheres de do azeite, a cebola, o louro e refogue por 2 minutos.
  2. Junte a mandioquinha, tempere com sal e misture bem, deixe cozinhar por mais 2 minutos e acrescente o caldo (ou água + salsinha + ramas de cenoura).
  3. Aumente o fogo e quando ferver baixe novamente e deixe cozinhar com a panela parcialmente tampada até os pedaços de mandioquinha ficarem macios (aprox. 15 minutos).
  4. Enquanto a sopa cozinha, leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, coloque 2 colheres de sopa de azeite e o alho picado e mexa por aproximadamente 1 minuto.
  5. Adicione os cogumelos, tempere com um pouco de sal e refogue por 5 minutos, até ficarem macios e levemente dourados, se grudarem um pouco na panela, tudo bem. Adicione o vinho branco, aumente o fogo, mexa para desgrudar os pedaços que estão no fundo da panela e cozinhe até secar completamente. Reserve.
  6. Quando as mandioquinhas estiverem macias, desligue o fogo, tire a folha de louro (a rama de cenoura também – se tiver colocado) e bata a sopa no liquidificador (cuidado com o vapor quente – melhor deixar esfriar um pouco), ou bata com um mixer dentro da própria panela, até ficar bem homogênea.
  7. Prove e ajuste o sal se necessário. Sirva a seguir com os cogumelos por cima, também pode colocar salsinha picada que fica ótimo.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s